O Centro Social e Paroquial de Abaças é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, nascida no seio da Paróquia de Abaças, com sede na Freguesia de Abaças, Concelho de Vila Real e que presta serviços não só a utentes da Freguesia como de aldeias limítrofes. Nasceu da vontade de um grupo de benfeitores, liderados pelo Sr. Padre Fernando Monteiro, em 2000, começando a sua atividade em 2004.
O Centro Social e Paroquial de Abaças, como Instituição Particular de Solidariedade Social tem como principais objetivos promover a qualidade de vida da Pessoa Idosa, com opção preferencial pelos mais carenciados aos níveis social e económico. Para tal, tenta promover o bem-estar físico, social, psíquico e espiritual da Pessoa, coadjuvando os serviços públicos competentes e as instituições particulares, num espírito de solidariedade humana, cristã e social.
Situa-se a poucos metros da Igreja Matriz e partilha o mesmo edifício com a Junta de Freguesia, dispondo de um salão polivalente (sala de jantar, de convívio e de atividades; cozinha e lavandaria, dispensas, bem como outras dependências destinadas às questões de secretaria nomeadamente uma secretaria, gabinete do Presidente da Direção, sala dos funcionários, vestiários, sala de reuniões). Para além disso, o Centro dispõe de carrinhas para transporte de idosos e para os serviços de apoio domiciliário.
De salientar, ainda, o facto de desde Novembro de 2009, ter-se alargado o quadro de pessoal com a contratação de uma Enfermeira, com Mestrado em “Gestão dos Serviços de Saúde”, para o cargo de Diretora Técnica. Como a sua formação académica está relacionada com a área da saúde e vocacionada para o “cuidar”, foi uma mais-valia pois permitiu a realização periódica de visitas domiciliárias com o intuito de realizar o levantamento das necessidades individuais, vigilância de parâmetros de saúde, realização de ensinos direcionados e a promoção de hábitos de vida saudáveis. Assim como o acompanhamento a consultas médicas e apoio da convalescença de qualquer patologia e/ou internamento associado.
Atualmente, o Centro Social mantém um acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social para prestar serviços, na valência de Apoio Domiciliário a 27 utentes, no entanto, tem capacidade para comportar a assistência a cerca de 45 utentes, no máximo.





